O brasileiro possui em sua cultura a paixão pelo futebol e pelo seu time de coração, os maiores clubes brasileiros são verdadeiras nações, com uma torcida maior que a população de vários países, um verdadeiro patrimônio não explorado pois esses torcedores são exatamente o que toda empresa procura, o cliente fiel.
É importante destacar a importância da marca dentro do futebol e sua utilização e relacionamento com a torcida.
As empresas de hoje buscam de todas as formas fidelizar ou buscar novos clientes a sua marca, um difícil trabalho feito com muita pesquisa e trabalho. Entretanto, existem certas marcas privilegiadas quanto a sua fidelização, os clubes de futebol. Mas os clubes brasileiros ainda precisam saber utilizar o poder de sua torcida. É necessário fortalecer as marcas dos clubes brasileiros, incentivando os antigos torcedores e as crianças, sendo estas a busca por novos clientes.
Um clube de futebol, além de ter sua clientela fiel tem outra vantagem sobre outras empresas de qualquer setor, a exposição de sua marca na mídia. Enquanto grandes empresas gastam milhões em propagandas de jornais e televisão, um jogo de futebol é transmitido de forma gratuita, os clubes possuem um tempo de exposição em telejornais e espaço em jornais diariamente e sem gastar nada em publicidade. Cabe aos profissionais saberem utilizar este tempo e exposição de sua marca.
O Real Madrid hoje tem sua marca valendo mais do que o banco Bradesco.
Saber utilizar seus recursos de forma diferente também pode ajudar a fortalecer sua marca e atingir a novos clientes, segundo Hernán Garcia, presidente da empresa de consultoria Pró-Entertainment, o mercado de futebol brasileiro movimenta mais de 100 milhões de reais por anos, sendo que isto representa apenas 20% de seu potencial. Um bom exemplo de ação de fidelização e fortalecimento de marca é a utilização de ídolos, caso praticado pelo Corinthians com a contratação de Ronaldo. De acordo com Amir Somoggi, da Casual Auditores, Ronaldo gerou R$ 25 milhões para o clube, assim como pode ser explorado com muitos outros jogadores.
Alguns dos obstáculos encontrados no Brasil em relação a utilização da marca de um clube é a falta de conhecimento de seus torcedores. Além do amadorismo que os dirigentes controlam os clubes e a falta de credito que isto provoca no mercado, é preciso saber qual o seu publico alvo e atende-los, fazer o produto certo para o publico especifico. Os produtos relacionados a marcas de futebol no Brasil são adaptados ao clube e não ao torcedor, o que pode causar sérios problemas, por exemplo: uma camisa oficial custa em media de R$ 180 e muitos torcedores não tem este poder de compra, eles acabam comprando produtos piratas. O problema é que eles querem torcer, mas estão com uma barreira financeira pela frente. No esporte dos Estados Unidos por exemplo, é possível comprar a camisa oficial de seu clube a preços mais acessíveis, existem replicas de camisas oficiais, também autorizadas pelo clube, com a diferença em materiais produzidos e com preço mais acessível, o que facilita a compra de pessoas de classes menos favorecidas e que fatalmente comprariam um produto não autorizado.
Produtos novos e exploração da marca ainda não estão sendo totalmente utilizados pelos clubes de futebol do Brasil, cabe aos clubes buscar o elo entre torcedor- clube, com novos produtos e estratégias. Este é um caminho novo para um antigo e fiel mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário